top of page

Quatro tendões recobrem a cabeça do úmero formando o manguito rotador. São eles, o supra-espinhal, infra-espinhal, subescapular e redondo menor. Os que mais frequentemente  sofrem  lesão são os tendões supra-espinhal e infra-espinhal. Estes, juntamente com o tendão redondo menor, se inserem na tuberosidade maior do úmero. O manguito possui espessura média é de 14mm.

O tendão do músculo subescapular se insere no tubérculo menor do úmero. Esse grupamento músculo-tendão participa de movimentos específicos do ombro.  Sua lesão causa dor  no ombro, diminuição de força ou incapacidade para elevar e rodar o braço, e também da abdução  (movimentos de abrir o braço), limitando por exemplo o movimento para pegar um objeto no banco de trás do carro.

 

A lesão pode ser parcial ou completa e os sintomas, de forma geral, serão relacionados ao tipo de lesão que se apresenta.Lesões parciais são comumente relacionadas ao esporte e traumatismo. Ocorrem em pessoas jovens e também no idoso.

 

A lesão completa destes tendões são mais comuns nos idosos, porém também ocorrem na pessoa mais jovem.Lesões completas são mais frequentemente relacionadas a processo degenerativo, evolução não satisfatória de síndrome de impacto do ombro ou também por traumatismo.Lesões parciais são subdivididas em duas categorias, pela extensão e pela profundidade que a lesão apresenta comparando-se ao tendão normal.

Respalda-se num marco de indicação de gravidade do comprometimento dividindo-se em lesões menores ou maiores que 50% do total da espessura do tendão. Ao exame médico existem testes específicos que direcionam indicativos de lesão do manguito rotador.

 

Radiografias auxiliam analisar a parte óssea e a ressonância magnética além de confirmar a lesão, mostra a sua extensão e qualidade do músculo acometido.O tratamento depende do tipo de lesão que se apresenta, da qualidade do músculo lesado, idade, atividade física e expectativa pessoal.Lesão do manguito em sua maioria, o tratamento é cirúrgico, e realiza-se o reparo da lesão por via aberta ou por artroscopia.

 

A artroscopia é  realizada por pequenas incisões na pele com cerca de 15mm por onde é introduzido uma micro-câmera e pequenos instrumentos de sutura.  

 

A artroscopia na maioria das vezes é a melhor opção para reparar a lesão do manguito, e também permite uma avaliação interna detalhada da articulação do ombro e tratar outras possíveis afecções existentes.

  OMBRO

 Síndrome do Impacto

 Ruptura do manguito

bottom of page