OMBRO

SLAP

A sigla em inglês do termo SLAP significa Superior Labrum Anterior to Posterior Lesion, ou seja, Lesão do lábio na sua projeção anterior para posterior na origem do tendão do cabo longo do músculo bíceps braquial.

Foi descrita em 1985 por um médico americano chamado Dr. James Andrews, e foi difundida por outro médico americano Dr. Stephen J. Snyder, em 1990, descrevendo que embora fosse infrequente, a lesão era incapacitante para certas atividades e, propôs a primeira classificação para essa modalidade de doença do Ombro.

É uma das causas de dor no ombro e é mais comum ocorrer em pessoas que realizam atividades esportivas. Na literatura as causas mais comuns que originam essa lesão são : queda com trauma direto sobre o ombro, luxação do ombro, erguer objetos pesados, esticar o braço manipulando o “mouse” do computador. movimentos repetidos de saque ou arremesso, nadadores reclamam de dor em dois momentos, ao retirar o braço da água para execução do impulso e no momento do impulso do braço dentro da água.

Algumas afecções podem ocorrer concomitantemente com a lesão Slap, sendo as mais comuns: a lesão do manguito motador e a instabilidade do ombro.

A lesão Slap raramente é causa de dor quando em repouso.

Ao exame médico existem testes clínicos específicos que auxiliam o diagnóstico, e a Ressonância Magnética pode ajudar na confirmação deste.

O tratamento da lesão Slap depende de diversos fatores: idade, atividade exercida, nível esportivo.

Opções de tratamento incluem o não cirúrgico, e, no insucesso, indica-se o tratamento cirúrgico.

O tratamento cirúrgico é realizado por meio de técnica artroscópica  fixando  o tecido do labrum superior junto ao osso da glenóide.

A reabilitação pós-operatória é longa, em torno de 6 a 8 semanas em média. A fisioterapia é fundamental e o retorno progressivo ao esporte deve ser acompanhado pelo médico.