top of page

A Clavícula é o osso localizado na parte superior ântero-lateral do tórax, faz parte da região da cintura escapular.  Possui fácil visualização e localização superficial.  Traumatismo nessa região pode causar fratura. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo braquial e diversos músculos têm relação anatômica com a clavícula.

O mecanismo mais comum de fratura da clavícula é o trauma por queda sobre essa região.

Ocasiona dor, limitação de função do ombro, edema local, deformidade e hematoma localizado.

Pode ocorrer lesão do plexo braquial incluindo nervos e vasos.

Fratura da Clavícula pode ser tratada com imobilização simples  ou por cirurgia  utilizando-se de placa e parafusos, hastes e fios metálicos.

Habitualmente o diagnóstico é feito através do exame físico pelo médico. Radiografia simples com duas incidências auxiliam visibilizar a fratura. Em casos especiais a tomografia proporciona auxílio complementar para planejamento cirúrgico

 

O tratamento não cirúrgico é indicado quando há pouco desvio entre os fragmentos e a consolidação ocorre em média em torno de  40-60 dias.

 

Após a consolidação inicia-se fisioterapia para  ganho de amplitude de movimento e, posteriormente, fortalecimento da musculatura da cintura escapular.

Determinadas fraturas necessitam tratamento cirúrgico, tais como: desvios acentuados e algumas fraturas da porção lateral da clavícula, ombro flutuante , fratura-luxação e fratura exposta,

A técnica cirúrgica depende da localização e tipo da fratura. São fixadas com placa e parafusos, fios metálicos ou hastes intra-medulares e, se necessário, aplicação de  enxerto ósseo.  

  OMBRO

 Fratura clavícula

bottom of page