top of page

Ortopedia e Traumatologia Geral

 Doenças da coluna

 Lombalgia, Hérnia de Disco,

 Escoliose, Fratura da Coluna.

A coluna vertebral humana é composta por sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares e cinco sacrais, estas, fundidas formando o osso sacro, e quatro coccígeas, também fundidas e formando o cóccix num total de 33 vértebras. No interior delas existe um canal vertical por onde passa a medula espinhal desde o bulbo cerebelar até a segunda vértebra lombar, e abaixo, o cone medular, a cauda equina e o filamento espinhal terminal.

Temos ainda estruturas ligamentares, tendões, músculos e fáscia interligados às vértebras e que podem ser causa de dor ou doenças.

Entre as vértebras cérvico-tóraco-lombar, encontram-se os discos intervertebrais, constituído por tecido fibro-cartilaginoso elástico e o núcleo pulposo, com muco semi-fluido, cuja função é evitar o atrito entre as vértebras e amortecer o impacto.

A hérnia de disco surge quando parte dessa estrutura rompe e se desloca de sua posição normal comprimindo a medula e raízes nervosas que emergem da coluna e se dirigem para o resto do corpo.

Hérnia de disco pode ser assintomática ou provocar dor leve, moderada ou de forte intensidade e incapacitante.

Ocorrem ainda, as deformidades de desvio do eixo, escoliose da coluna, que necessitam acompanhamento médico desde o nascimento até infância, adolescência e a vida adulta.

Ao decorrer da vida, o processo degenerativo dá início a artrose, e o processo de descalcificação do osso, a conhecida osteoporose.

As fraturas traumáticas, osteoporóticas e tumores também acometem a coluna.

Faça uma avaliação médica.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page