Av. Domingos de Morais, 2781 - 14°andar V. Mariana - Cep 04035-001 (11) 3230-0160
Dr. Wagner Tezinho
CRM 65.677 - RQE 62.890
Adolescente



Condromalácia.
Escoliose.
Trauma no esporte.
Algumas das afecções do adolescente são os desvios do eixo natural da coluna, e então, ocorrendo alterações como a hiper-cifose, hiper-lordose, retificação e a escoliose.
A escoliose é mais frequente nas mulheres e é um dos desvios mais comuns da coluna. Atinge cerca de 3% da população e é geralmente detectada na adolescência, embora em alguns casos os sintomas comecem a ser notórios na infância. A causa pode ser congênita, sindrômica ou idiopática.
Dores de crescimento nas crianças e adolescentes, ou dor músculo-esquelética, se manifestam por episódios em pernas, braços, coluna e podem acontecer de maneira eventual, repetitiva, de curta duração ou ocorrer por vários meses ou anos. Afetam cerca de 25% das crianças e as pernas são de ocorrência mais comum sobretudo ao final do dia ou à noite.
O Torcicolo é uma contratura muscular na região do pescoço que causa dor e limita os movimentos da cabeça e afeta tanto crianças, como adolescentes. Necessita avaliação médica para investigar outra patologia associada, ou que se desenvolva algo mais grave.
A condromalácia é uma afecção da cartilagem que envolve principalmente a patela e o fêmur.
A Síndrome da dor fêmoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho. Acomete 25% da população, sendo mais comum em mulheres sedentárias e indivíduos com grau de treinamento elevado.
A causa não é exata, mas normalmente a síndrome surge por desgaste, sobrecarga, inatividade ou impacto, isto é, fatores que causam um desequilíbrio da patela.
O esporte, apesar de saudável, pode acarretar traumatismos dos músculos, tendões, ligamentos e também fraturas, e exigem tratamento específico para possibilitar a retomada da atividade na melhor condição.
Para prevenir problemas é necessário avaliação médica com um pediatra e pelo ortopedista.